20.2.06

De Carnaval Marcado...

Vou para terras Britânicas.... Volto dia 1 de Março .... Me aguardem!!!!

Um Serão

Image hosting by Photobucket
Marina Lima. Philip Glass. Um amigo. Um Amor. Duas cervejas. Um quarto. Bairro Alto. Uma conversa. Muita Música. Fotografias. Vidas passadas. Sonhos adiados. Sonhos projectados. Um mapa de África. Uma parede rasgada. Viagem próxima. Confidências. Alegrias. Tristezas. Desamores. Amores. Vida.

19.2.06

Visto...

Image hosting by Photobucket

Walk the Line
Uma biografia sobre parte da vida do cantor Johnny Cash. Apesar de ser eu uma personagem louca por biografias fiquei desiludida com esta. Um misto de uma história de sexo drogas e rock n'roll com uma história de amor. Johnny Cash ressuscita para a vida depois umas temporadas agarrado aos excessos por causa do amor que sentiu por uma mulher. Não sei exactamente explicar o que não gostei no filme. o Romance brejeiro? O final feliz dum inconformado da sociedade? Uma história que reune uma américa em pré-transformação, pré-revolução sexual e dos costumes. A história de alguém que nasce pobre com um historial de maus tratos do pai (bebida e pancada), uma mãe omissa e uma educação no catolicismo conservador. Acheio filme muito longo e antecipei o fim várias vezes. Um contemporâneo do Elvis que assume um bocado o elo de ligação entre dois mundos: o da américa rural católica conservadora com o novo mundo da revolução sexual.

Noite de Reis

Image hosting by Photobucket

Noite de Reis - CCB

Linguagem corporal. Corpo. Movimento. Expressão. Curvas. Dança. Música. Riso.

Tolerância?????

Image hosting by Photobucket

Não conhecendo os antecedentes nem simpatias deste escritor dinamarquês (Jens-Martin Eriksen) fiquei estarrecida quando li as seguintes frases na sua entrevista na Pública:

"...Eu não respeito o Islão, eu tolero-o. Eu não respeito o Judaísmo, eu tolero-o."

Definitivamente eu e ele não temos a mesma definição para a palvra tolerância. Para mim tolerância (para além de nem sequer a usar) é uma palavra com uma forte carga pejorativa. Alguém que tolerera outrem, outra coisa, outra religião, outras diferenças fá-lo por se considerar moralmente superior de alguma forma ou detentor ou/e participante duma ordem moral superiora. Como nem acredito na moral seja ela qual for, é me dificil não ficar espantada quando leio estas frases e custa-me pensar que estas personagens têm o poder de influenciar opiniões na sociedade.

17.2.06

...

Image hosting by Photobucket

Pq é que um casal enquanto casal seja ele homo hetero ou outro deverá ter previlégios de ordem moral, legal, jurididica e económica quando em comparação com o individuo?

Visto

Image hosting by Photobucket

Syriana

É um filme interessante dentro da corrente que é a contra corrente de alguns dos ultimos filmes americanos que têm sido feitos. Faz parte da mais recente geração de filmes americanos que nos procura mostrar que nem todos os americanos alinham com as políticas dos seus governos, que tenta reactivar a consciência política dos telespectadores e de alguma forma de tentar impor uma nova ordem moral. Nestes filmes as situações nunca são analisadas a preto e branco e são-nos mostradas as varias tonalidades de cinzento e as várias prespectivas dos conflitos. Não há bons e maus existem apenas pessoas, existem contextos, existem motivações, existe injustiça e desespero por toda a parte. Esta linha de pensamento faz me alguma confusão devo confessar.
Demorei a entrar na lógica do filme, na história e nos elos de ligação entre vários conflitos expostos. É preciso para compreender bem este filme ter um bom conhecimento dos vários conflitos que assolam o médio oriente.
É um filme sobre os abusos de poder, a noção relativa de corrupção, exploração petrolífera, exploração humana, sobre a economia do capitalismo selvagem, sobre a noção relativa de democracia e noção relativa da democracia americana, as guerras do golfo, conflitos no médio oriente, o islamismo, o tráfico de armas, sobre relações interpessoais, interesses obscuros, racismo no médio oriente etc.

Pensamentos Curtos...

Image hosting by Photobucket
-Uma frase que me ficou na retina quando por volta das 2h da manhã estava a ver uma sitcom num canal qualquer, que me fez todo o sentido: "... Claro que somos disfuncionais! Somos uma família, não somos? "
-o prémio para o anuncio mais sexista do mês vai para......... Galp Gás e as novas botijas pluma e mais as meninas do gás....Sem palavras....
- Li assim atravessado o título dum artigo no expresso da semana passada do Miguel Esteves Cardoso que me deixou pra lá de irritada (eu sei que não podia esperar muito e devia ser superior a estas coisas mas às vezes não consigo) era qualquer coisa como: Conhecendo as galinhas conheces as as mulheres...E o subtitulo era ainda muito pior. ( Não Não estou a ser espécista, sei que ele se utilizava esta comparação para de alguma forma diminuir/criticar as mulheres.) Pronto e como um amigo meu disse em resposta e que me apetece mesmo aqui repetir: Levar um porco a jantar é aprender a conhecer os homens...

14.2.06

Sem Palavras....

E eis que este estaminé sai fora de portas.... Não bastava já o Sérgio godinho....( foto engraçada enviada por outra blogueira com muito humor!)

Image hosting by Photobucket

Resposta Tardia a Desafio proposto!

Image hosting by Photobucket
5 Manias Minhas:
1) Mexer o café preto expresso com a colher mesmo nunca pondo açucar (ritual sagrado) e quando este é acompanhado de pastel de nata comer com essa mesma colher todo o seu recheio até ao fim e só depois eventualmente comer a parte folhada do pastel de nata ( ritual este muito sagrado e muito criticado por quem o observa!)
2) Ler Patinhas e revistas afins da Disney bem como as da turma da Mónica! Perdoem-me os puristas e conhecedores de banda desenhada, é a única que leio e que me puxa para ler quando preciso descansar a cabeça. Dou-me ao trabalho de ir à feira do livro para comprar em promoção os hiper-hiper da disney!
3) Rir descontroladamente quando estou nervosa (riso proporcional à gravidade da situação) a pessoa que está comigo penso que estou a gozar com ela, vou sempre logo avisando para não me habilitar a levar nenhum murro, odeio esta característica em mim!
4) Usar meias (soquetes) completamente desemparelhados, cada um de sua cor e feitio, não é coisa que me preocupe sinceramente!
5)Ler antes de deitar aproxidamente uma hora independentemente da hora a que me deito!

13.2.06

Visto

Image hosting by Photobucket
BrokeBack Mountain

Que se passa com a academia de Holywood? Que se passa com a América Puritana que resolve eleger este filme como um dos favoritos para várias categorias de oscares? Que se passa com a América que fica chocada ao ver na televisão publica um beijo entre a Madona e a Britney Spears? Ou que fica chocada quando um seio aparece na televisão tb durante uma entrega de prémios da música? Lobby gay? Talvez. Paternalismo com as minorias? Discriminação postiva? Que é feito da América racista que nomeia um sino-americano para melhor realizador? Que é feito da América puritana que vê um dos seus maiores símbolos culturais de virilidade conotado com a homossexualidade? Os óscares estão estranho este ano um filme sobre cowboys homossexuais e outro sobre o racismo na américa nomeados para melhor filme? Não deixa de me dar voltas à cabeça.
Há coisas por explicar po detrás da nomeação deste filme.
Como argumento não achei nada de especial. Ao fim ao cabo não deixa de ser um romance. Gostei do filme, vê-se bem e tem uma execelente fotografia. Uma história perfeitamente actual apesar do filme se passar entre os anos 60 e 70. Dois cowboys que envolvem na solidão das montanhas de Brokeback Mountain. Uma história que acaba mal. Um cowboy agarrado à sua condição de macho viril, agarrado a toda uma educação preconceituosa e que não concebe a ideia de se apaixonar ou sequer de pensar num futuro em comum com alguém do mesmo sexo. Alguém que vive uma vida àrdua/dura como se constantemente auto-penitênciasse por gostar de alguém do mesmo sexo. Um outro cowboy, um pouco lírico, sonhador (como é dado a entender no filme), a meu ver com os pés mais acentes na terra, consciente da sua atracção pelo mesmo sexo e que não deixa contudo de viver consuante as aparências mas disposto a abdicar de tudo pela sua felicidade mesmo que ao lado de outro homem.
As cenas de carinho e sexo não deixam contudo de ter uma forma muito viril, muito masculinizada ( por convenção social) o que não deixou de me fazer alguma confusão. Aliás pensando bem toda a estéctica do filme é muito masculinizada e muito viril (lembro-me das poses dos actores que me chamou mais à atenção).
Ainda está para chegar o dia em que haverá um filme com duas lésbicas nomeado para tantos oscares!!! Aí sim o verdadeiro choque da sociedade!

DE VOLTA...

Image hosting by Photobucket

Tentar continuar a exercer este exercício de escrita que sabe tão bem!