SyrianaÉ um filme interessante dentro da corrente que é a contra corrente de alguns dos ultimos filmes americanos que têm sido feitos. Faz parte da mais recente geração de filmes americanos que nos procura mostrar que nem todos os americanos alinham com as políticas dos seus governos, que tenta reactivar a consciência política dos telespectadores e de alguma forma de tentar impor uma nova ordem moral. Nestes filmes as situações nunca são analisadas a preto e branco e são-nos mostradas as varias tonalidades de cinzento e as várias prespectivas dos conflitos. Não há bons e maus existem apenas pessoas, existem contextos, existem motivações, existe injustiça e desespero por toda a parte. Esta linha de pensamento faz me alguma confusão devo confessar.
Demorei a entrar na lógica do filme, na história e nos elos de ligação entre vários conflitos expostos. É preciso para compreender bem este filme ter um bom conhecimento dos vários conflitos que assolam o médio oriente.
É um filme sobre os abusos de poder, a noção relativa de corrupção, exploração petrolífera, exploração humana, sobre a economia do capitalismo selvagem, sobre a noção relativa de democracia e noção relativa da democracia americana, as guerras do golfo, conflitos no médio oriente, o islamismo, o tráfico de armas, sobre relações interpessoais, interesses obscuros, racismo no médio oriente etc.